App Quanto+ Melhor
App Quanto Mais Melhor
Visão geral do projeto: Quanto+ Melhor é um app voltado para mulheres ativas no pré e pós menopausa. Mulheres que por terem um dia agitado de trabalho, não têm tempo de frequentar uma academia e nem de contratar um personal trainer. O objetivo é oferecer os serviços mais procurados num mesmo aplicativo para que não seja necessária a instalação de vários aplicativos. Duração: Agosto de 2024 – Atualmente (outubro 20024)
O problema: Mulheres ocupadas querem atenção sem floreios. Também querem resolver vários problemas em um só app (exemplo, treinar e aliviar dores). O objetivo: Projetar o aplicativo com textos curtos, sem floreios e oferecer várias demandas do público alvo.
Minha função: UX Desinger, projetar um app desde sua concepção à entrega. Responsabilidades: Condução de entrevistas, wireframes em papel e digital. Protótipos de baixa e alta qualidade. Estudos de usabilidade. Assegurando a acessibilidade e iteração.
Compreendendo o usuário: Pesquisa de usuário – Personas – Declarações de problemas – Mapas de jornada do usuário
Pesquisa do usuário: resumo: Entrevistei e criei mapas de empatia para entender as usuárias do app. As usuárias eram mulheres entre 51 e 72 anos. Todas em atividade profissional e sem tempo para frequentar uma academia e/ou contratar um personal trainer. Estas mulheres, além de confirmarem algumas de minhas suposições, me mostraram que, como não são de uma “geração tecnológica”, seguem o fluxo de maneiras distintas. Também ficou constatada a necessidade de atender a várias demandas ligadas ao corpo em um só app.
Pesquisa do usuário: pontos problemáticos : Navegação: Mulheres ocupadas querem navegar de forma rápida, sem o stress de saber se estão tocando no botão certo. Organização: Mulheres em busca de app de atividade física querem acessar várias possibilidades em um só app. Acessibilidade: Mulheres após os 50 anos querem acessar os vídeos em um monitor grande para acompanhar os exercícios sem óculos e/ou escutando o comando da atividade.”
Persona: Mari Santos Declaração de problema: Mari é uma mulher de 61 anos que precisa cuidar de sua saúde física e mental porque após a menopausa, tem uma vida bastante agitada devido ao seu trabalho como arquiteta de interiores.
Mapa de jornada do usuário: A jornada de Mari mostrou o misto de tensão, ansiedade e esperança em encontrar um app que lhe proporcione o melhor pra sua saúde física e mental no fim do dia
Iniciando o design: Wireframes de papel – Wireframes digitais – Protótipo baixa fidelidade – Estudos de usabilidade
Wireframes de papel: Após alguns esboços no papel, procurei adequar o design à praticidade. A ideia de imagens nos blocos das atividades fazia o texto ficar muito pequeno, depois coloquei só o texto como botão e ficou muito “duro”. Finalizei criando “botões” com texto grande e um ícone representando a atividade, assim consegui leveza e praticidade.
Wireframes digitais : Baseada nas pesquisas com as usuárias, percebi que mostrar os títulos das atividades era mais importante que colocar muitas imagens com o título pequeno. Também alterei o comando de escolha, pois muitas queriam clicar em várias atividades ao mesmo tempo
Wireframes digitais Usuárias usam vários acessos, sem padrão. Portanto percebi a necessidade de manter todas as opções de saída, edição, volta à home…
Protótipo de baixa fidelidade : Primeiro protótipo de baixa fidelidade com simulação de fluxo para que pudesse utilizar no estud de usabilidade.
Estudo de usabilidade: descobertas: Foram realizadas duas rodadas de estudo de usabilidade. Na primeira utilizei protótipo de baixa fidelidade e na segunda utilizei protótipo de alta fidelidade. Percebi que apesar de ter recebido um excelente feedback, ainda tenho melhoras a fazer. Rodada1: Usuárias querem letras grandes. Usuárias querem chegar rápido ao destino. Usuárias querem uma linguagem mais rápida e direta. Rodada 2: Usuárias não gostam do nível “sedentária”. Usuárias querem favoritar seu treino principal. Usuárias querem duas opções para aumentar a tela durante a atividade.
Refinando o design: Mockups – Protótipo de alta fidelidade – Acessibilidade
Mockups – No primeiro design, priorizei inserir bastantes imagens para ilustrar e embelezar. Após o estudo, adaptei as imagens a ícones representando as atividades e o título bem grande em forma de botão.
Mockups – Com foco na execução da atividade, alterei o vídeo que no celular fica em modo horizontal para a sequência na tela com a descrição, podendo ser aumentada no próprio celular, além do emparelhamento na TV com opção da legenda.
Imagem com principais mockups.
Protótipo de alta fidelidade Imagem com o fluxo.
Clique para acessar o protótipo.
Considerações de acessibilidade: Combinação de cores e letras testadas no https://color.adobe.com/pt/create/color-contrast-analyzer. Utilizei ícones para facilitar a navegação. Inserção do alt text para auxiliar quando houver imagens.
Próximos passos: Conclusões – Proximos passos
Conclusões:
Impacto: O app faz com que as usuárias se sintam respeitadas com relação às suas demanda. Trazendo um colorido leve e uma linguagem informal. “Uau, ficou bem bom agora. Dá pra ler, ver os bonequinhos e adorei a parte da imagem do treino”!” O que aprendi: Aprendi que sem os estudos de usabilidade com as usuárias, ficaria presa ao meu viés e não chegaria perto de atender a quem realmente importa.
Próximos passos: Farei mais uma atualização do protótipo de alta fidelidade baseada na última rodada. Levarei a pesquisa para mais usuárias, que não sejam conhecidas. Solicitarei um teste com uma usuária do público alvo que utilize leitor de tela.