App Quanto+ Melhor

App Quanto Mais Melhor
Capa Prtfólio 1 - App Quanto Mais Melhor

 

 

Visão geral do projeto: Quanto+ Melhor é um app voltado para mulheres ativas no pré e pós menopausa. Mulheres que por terem um dia agitado de trabalho, não têm tempo de frequentar uma academia e nem de contratar um personal trainer. O objetivo é oferecer os serviços mais procurados num mesmo aplicativo para que não seja necessária a instalação de vários aplicativos. Duração: Agosto de 2024 – Atualmente (outubro 20024)
Visão geral do projeto: Quanto+ Melhor é um app voltado para mulheres ativas no pré e pós menopausa. Mulheres que por terem um dia agitado de trabalho, não têm tempo de frequentar uma academia e nem de contratar um personal trainer. O objetivo é oferecer os serviços mais procurados num mesmo aplicativo para que não seja necessária a instalação de vários aplicativos. Duração: Agosto de 2024 - Atualmente (outubro 20024)

 

 

O problema: Mulheres ocupadas querem atenção sem floreios. Também querem resolver vários problemas em um só app (exemplo, treinar e aliviar dores). O objetivo: Projetar o aplicativo com textos curtos, sem floreios e oferecer várias demandas do público alvo.
O problema:  Mulheres ocupadas querem atenção sem floreios. Também querem resolver vários problemas em um só app (exemplo, treinar e aliviar dores). O objetivo:  Projetar o aplicativo com textos curtos, sem floreios e oferecer várias demandas do público alvo.

 

 

Minha função: UX Desinger, projetar um app desde sua concepção à entrega. Responsabilidades: Condução de entrevistas, wireframes em papel e digital. Protótipos de baixa e alta qualidade. Estudos de usabilidade. Assegurando a acessibilidade e iteração.
Minha função: UX Desinger, projetar um app desde sua concepção à entrega. Responsabilidades: Condução de entrevistas, wireframes em papel e digital. Protótipos de baixa e alta qualidade. Estudos de usabilidade. Assegurando a acessibilidade e iteração.

 

 

Compreendendo o usuário: Pesquisa de usuário – Personas – Declarações de problemas – Mapas de jornada do usuário
Compreendendo o usuário Pesquisa de usuário Personas Declarações de problemas Mapas de jornada do usuário

 

 

Pesquisa do usuário: resumo: Entrevistei e criei mapas de empatia para entender as usuárias do app. As usuárias eram mulheres entre 51 e 72 anos. Todas em atividade profissional e sem tempo para frequentar uma academia e/ou contratar um personal trainer. Estas mulheres, além de confirmarem algumas de minhas suposições, me mostraram que, como não são de uma “geração tecnológica”, seguem o fluxo de maneiras distintas. Também ficou constatada a necessidade de atender a várias demandas ligadas ao corpo em um só app.
Pesquisa do usuário: resumo: Entrevistei e criei mapas de empatia para entender as usuárias do app.                                 As usuárias eram mulheres entre 51 e 72 anos. Todas em atividade profissional e sem tempo para frequentar uma academia e/ou contratar um personal trainer.              Estas mulheres, além de confirmarem algumas de minhas suposições,                      me mostraram que, como não são de uma “geração tecnológica”, seguem o fluxo de maneiras distintas. Também ficou constatada a necessidade de atender a várias demandas ligadas ao corpo em um só app.

 

 

Pesquisa do usuário: pontos problemáticos : Navegação: Mulheres ocupadas querem navegar de forma rápida, sem o stress de saber se estão tocando no botão certo. Organização: Mulheres em busca de app de atividade física querem acessar várias possibilidades em um só app. Acessibilidade: Mulheres após os 50 anos querem acessar os vídeos em um monitor grande para acompanhar os exercícios sem óculos e/ou escutando o comando da atividade.”
Pesquisa do usuário: pontos problemáticos : Navegação: Mulheres ocupadas querem navegar de forma rápida, sem o stress de saber se estão tocando no botão certo. Organização: Mulheres em busca de app de atividade física querem acessar várias possibilidades em um só app. Acessibilidade: Mulheres após os 50 anos querem acessar os vídeos em um monitor grande para acompanhar os exercícios sem óculos e/ou escutando o comando da atividade.

 

 

Persona: Mari Santos Declaração de problema: Mari é uma mulher de 61 anos que precisa cuidar de sua saúde física e mental porque após a menopausa, tem uma vida bastante agitada devido ao seu trabalho como arquiteta de interiores.
Persona: Mari Santos Declaração de problema: Mari é uma mulher de 61 anos que precisa cuidar de sua saúde física e mental porque após a menopausa, tem uma vida bastante agitada devido ao seu trabalho como arquiteta de interiores.

 

 

Mapa de jornada do usuário: A jornada de Mari mostrou o misto de tensão, ansiedade e esperança em encontrar um app que lhe proporcione o melhor pra sua saúde física e mental no fim do dia
Mapa de jornada do usuário: A jornada de Mari mostrou o misto de tensão, ansiedade e esperança em encontrar um app que lhe proporcione o melhor pra sua saúde física e mental no fim do dia.

 

 

Iniciando o design: Wireframes de papel – Wireframes digitais – Protótipo baixa fidelidade – Estudos de usabilidade
Iniciando o design Wireframes de papel Wireframes digitais Protótipo baixa fidelidade Estudos de usabilidade

 

 

Wireframes de papel: Após alguns esboços no papel, procurei adequar o design à praticidade. A ideia de imagens nos blocos das atividades fazia o texto ficar muito pequeno, depois coloquei só o texto como botão e ficou muito “duro”. Finalizei criando “botões” com texto grande e um ícone representando a atividade, assim consegui leveza e praticidade.
Wireframes de papel: Após alguns esboços no papel, procurei adequar o design à praticidade. A ideia de imagens nos blocos das atividades fazia o texto ficar muito pequeno, depois coloquei só o texto como botão e ficou muito

 

 

Wireframes digitais : Baseada nas pesquisas com as usuárias, percebi que mostrar os títulos das atividades era mais importante que colocar muitas imagens com o título pequeno. Também alterei o comando de escolha, pois muitas queriam clicar em várias atividades ao mesmo tempo
Wireframes digitais : Baseada nas pesquisas com as usuárias, percebi que mostrar os títulos das atividades era mais importante que colocar muitas imagens com o título pequeno. Também alterei o comando de escolha, pois muitas queriam clicar em várias atividades ao mesmo tempo.

 

 

Wireframes digitais Usuárias usam vários acessos, sem padrão. Portanto percebi a necessidade de manter todas as opções de saída, edição, volta à home…
Wireframes digitais Usuárias usam vários acessos, sem padrão. Portanto percebi a necessidade de manter todas as opções de saída, edição, volta à home…

 

 

Protótipo de baixa fidelidade : Primeiro protótipo de baixa fidelidade com simulação de fluxo para que pudesse utilizar no estud de usabilidade.
Protótipo de baixa fidelidade : Primeiro protótipo de baixa fidelidade com simulação de fluxo para que pudesse utilizar no estud de usabilidade.

 

 

Estudo de usabilidade: descobertas: Foram realizadas duas rodadas de estudo de usabilidade. Na primeira utilizei protótipo de baixa fidelidade e na segunda utilizei protótipo de alta fidelidade. Percebi que apesar de ter recebido um excelente feedback, ainda tenho melhoras a fazer. Rodada1: Usuárias querem letras grandes. Usuárias querem chegar rápido ao destino. Usuárias querem uma linguagem mais rápida e direta. Rodada 2: Usuárias não gostam do nível “sedentária”. Usuárias querem favoritar seu treino principal. Usuárias querem duas opções para aumentar a tela durante a atividade.
Estudo de usabilidade: descobertas Foram realizadas duas rodadas de estudo de usabilidade. Na primeira utilizei protótipo de baixa fidelidade e na segunda utilizei protótipo de alta fidelidade. Percebi que apesar de ter recebido um excelente feedback, ainda tenho melhoras a fazer. Rodada1: Usuárias querem letras grandes. Usuárias querem chegar rápido ao destino. Usuárias querem uma linguagem mais rápida e direta. Rodada 2: Usuárias não gostam do nível “sedentária”. Usuárias querem favoritar seu treino principal. Usuárias querem duas opções para aumentar a tela durante a atividade.

 

 

Refinando o design: Mockups – Protótipo de alta fidelidade – Acessibilidade
Refinando  design Mockups Protótipo de alta fidelidade Acessibilidade

 

 

Mockups – No primeiro design, priorizei inserir bastantes imagens para ilustrar e embelezar. Após o estudo, adaptei as imagens a ícones representando as atividades e o título bem grande em forma de botão.
Mockups No primeiro design, priorizei inserir bastantes imagens para ilustrar e embelezar. Após o estudo, adaptei as imagens a ícones representando as atividades e o título bem grande em forma de botão.

 

 

Mockups – Com foco na execução da atividade, alterei o vídeo que no celular fica em modo horizontal para a sequência na tela com a descrição, podendo ser aumentada no próprio celular, além do emparelhamento na TV com opção da legenda.
Mockups - Com foco na execução da atividade, alterei o vídeo que no celular fica em modo horizontal para a sequência na tela com a descrição, podendo ser aumentada no próprio celular, além do emparelhamento na TV com opção da legenda.

 

 

Imagem com principais mockups.
Imagem com principais mockups

 

 

Protótipo de alta fidelidade Imagem com o fluxo.

Clique para acessar o protótipo.
Protótipo de alta fidelidade Imagem com o fluxo

 

 

Considerações de acessibilidade: Combinação de cores e letras testadas no https://color.adobe.com/pt/create/color-contrast-analyzer. Utilizei ícones para facilitar a navegação. Inserção do alt text para auxiliar quando houver imagens.
Considerações de acessibilidade Combinação de cores e letras testadas no https://color.adobe.com/pt/create/color-contrast-analyzer  Utilizei ícones para facilitar a navegação Inserção do alt text para auxiliar quando houver imagens

 

 

Próximos passos: Conclusões – Proximos passos
Próximos passos Conclusões Proximos passos

 

 

Conclusões:
Impacto: O app faz com que as usuárias se sintam respeitadas com relação às suas demanda. Trazendo um colorido leve e uma linguagem informal. “Uau, ficou bem bom agora. Dá pra ler, ver os bonequinhos e adorei a parte da imagem do treino”!” O que aprendi: Aprendi que sem os estudos de usabilidade com as usuárias, ficaria presa ao meu viés e não chegaria perto de atender a quem realmente importa.
Conclusões Impacto:  O app faz com que as usuárias se sintam respeitadas com relação às suas demanda. Trazendo um colorido leve e uma linguagem informal. “Uau, ficou bem bom agora. Dá pra ler, ver os bonequinhos e adorei a parte da imagem do treino”!” O que aprendi: Aprendi que sem os estudos de usabilidade com as usuárias, ficaria presa ao meu viés e não chegaria perto de atender a quem realmente importa.

 

 

Próximos passos: Farei mais uma atualização do protótipo de alta fidelidade baseada na última rodada. Levarei a pesquisa para mais usuárias, que não sejam conhecidas. Solicitarei um teste com uma usuária do público alvo que utilize leitor de tela.
Próximos passos Farei mais uma atualização do protótipo de alta fidelidade baseada na última rodada. Levarei a pesquisa para mais usuárias, que não sejam conhecidas. Solicitarei um teste com uma usuária do público alvo que utilize leitor de tela.

 

 

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