Site responsivo – Fazer o Bem

Estudo de caso – Site para doação para causas humanitárias.

Estudo de caso Site para doação para causas humanitárias

 

 

Visão geral do projeto: Fazer o bem é o site de uma organização não governamental que atua com doações à população de rua na Cidade do Rio de Janeiro. Duração do projeto: 11 dias (21 a 31/10/2024)

Visão geral do projeto : Fazer o bem é o site de uma organização não governamental que atua com doações à população de rua na Cidade do Rio de Janeiro. Duração do projeto: 11 dias (21 a 31/10/2024)

 

 

O problema: Organizações de doações a causas humanitárias normalmente se utilizam de pagamentos recorrentes, através de boletos com valores fixos, impossibilitando doações esporádicas.

A meta: Apresentar um site onde toda ajuda é bem vinda. Doações esporádicas sem limitação de valores são bem recebidas da mesma forma que doações recorrentes de altos valores.

O problema: Organizações de doações a causas humanitárias normalmente se utilizam de pagamentos recorrentes, através de boletos com valores fixos, impossibilitando doações esporádicas. A meta:  Apresentar um site onde toda ajuda é bem vinda. Doações esporádicas sem limitação de valores são bem recebidas da mesma forma que doações recorrentes de altos valores.

 

 

Minha função: Designer de UX responsável por todas as etapas do processo de criação.

Responsabilidades: Condução de entrevistas Wireframes em papel e digitais Protótipos de baixa e alta fidelidade Estudos de usabilidade Estudo de acessibilidade Iteração Design responsivo.

Minha função:  Designer de UX responsável por todas as etapas do processo de criação. Responsabilidades: Condução de entrevistas Wireframes em papel e digitais Protótipos de baixa e alta fidelidade Estudos de usabilidade Estudo de acessibilidade Iteração Design responsivo

 

 

Compreendendo o usuário:
Pesquisa com usuários – Personas – Declarações de problema – Mapas da jornada do usuário

Compreendendo o usuário Pesquisa com usuários Personas Declarações de problema Mapas da jornada do usuário

 

 

Através de entrevistas com 10 usuários criei mapas de empatia para entender melhor suas necessidades. Percebi que muitos usuários se incomodam com valores pré-fixados pelas organizações, além de serem obrigados a fazerem doações através de boletos mensais. Outro grande incômodo são as mensagens apelativas através de e-mails fazendo com que a não doação seja uma dor, uma culpa.

 Através de entrevistas com 10 usuários criei mapas de empatia para entender melhor suas necessidades. Percebi que muitos usuários se incomodam com valores pré-fixados pelas organizações, além de serem obrigados a fazerem doações através de boletos mensais. Outro grande incômodo são as mensagens apelativas através de e-mails fazendo com que a não doação seja uma dor, uma culpa.

 

 

Pontos problemáticos:
Valores: Sites normalmente oferecem apenas valores pré-fixados.
Boletos: Sites normalmente oferecem apenas boletos de pagamento.
Mensalidades: Organizações normalmente forçam o doador a fazer pagamentos mensais.

Valores: Sites normalmente oferecem apenas valores pré-fixados Boletos: Sites normalmente oferecem apenas boletos de pagamento Mensalidades: Organizações normalmente forçam o doador a fazer pagamentos mensais

 

 

Persona: Renato
Definição de problema: Renato é um é um fotógrafo freelancer que precisa fazer doações online para caridade sem estabelecer uma quantia fixa porque não tem um salário fixo e não pode estipular uma quantia mensal.

Persona: renato Definição de problema: Renato é um é um fotógrafo freelancer que precisa fazer doações online para caridade sem estabelecer uma quantia fixa porque não tem um salário fixo e não pode estipular uma quantia mensal.

 

 

Mapa da jornada do usuário.

Mapa da jornada do usuário

 

 

Iniciando o design:

Sitemap – Wireframes em papel – Wireframes digitais – Protótipo de baixa fidelidade – Estudos de usabilidade

Iniciando o design: Sitemap Wireframes em papel Wireframes digitais Protótipo de baixa fidelidade Estudos de usabilidade

 

 

Após concluir o design do app, iniciei a criação do design do site responsivo. Na imagem ao lado apresento a arquitetura que se mostrou mais eficiente para a navegação.

Após concluir o design do app, iniciei a criação do design do site responsivo. Na imagem ao lado apresento a arquitetura que se mostrou  mais eficiente para a navegação.

 

 

E chegou o momento dos wireframes em papel. Baseada no sitemap, fui esboçando a página inicial com todas as informações importantes e depois segui um fluxo de doação, a maior atenção foi para o botão “doar”.

E chegou o momento dos wireframes em papel. Baseada no sitemap, fui esboçando a página inicial com todas as informações importantes e depois segui um fluxo de doação, a maior atenção foi para o botão “doar”

 

 

Wireframes digitais: Ênfase no botão “doar”, que fica na barra fixa Opção “outro valor”.

Wireframes  digitais  Ênfase no botão “doar”, que fica na barra fixa Opção “outro valor”

 

 

Feito o esboço simulando a tela do computador, fiz o mesmo simulando a tela do celular.

Feito o esboço simulando a tela do computador, fiz o mesmo simulando a tela do celular.

 

 

Imagem com variações de tamanho da tela dos wireframes digitais.

Imagem com Variações de tamanho da  tela dos wireframes digitais

 

 

Após o comando do fluxo do usuário, enviei para 10 usuários e recebi feedbacks bastante interessantes.

Após o comando do fluxo do usuário, enviei para 10 usuários e recebi feedbacks bastante interessantes.

 

 

Estudo de usabilidade: Parâmetros .
Tipo de estudo Estudo não moderado.
Local: Brasil, remoto.
Participantes: 10 participantes.
Duração: 5-8 minutos.

Estudo de usabilidade: Parâmetros Tipo de estudo Estudo não moderado Local: Brasil, remoto  Participantes: 10 participantes Duração: 5-8 minutos

 

 

Descobertas: No primeiro protótipo, não fixei a barra de menu principal, 8 participantes solicitaram que o botão ficasse fixo. Também foi bastante sugerido que inserisse o botão de doação no rodapé. Muitas sugestões de apresentar depoimentos de outros doadores e voluntários.

Descobertas: No primeiro protótipo, não fixei a barra de menu principal, 8 participantes solicitaram que o botão ficasse fixo. Também foi bastante sugerido que inserisse o botão de doação no rodapé. Muitas sugestões de apresentar depoimentos de outros doadores e voluntários.

 

 

Refinando o design:

Mockups – Protótipo de alta fidelidade – Acessibilidade

Refinando o design Mockups Protótipo de alta fidelidade Acessibilidade

 

 

Mockups –  Menu principal fixado para que que o botão “doar agora” fique sempre aparente.

Mockup Menu principal fixado para que que o botão “doar agora” fique sempre aparente

 

 

Mockups – Inserção de depoimentos e voluntários.

Mockup  Inserção de depoimentos e voluntários

 

 

Mockups – tamanho da tela original.

Mockups: tamanho da tela original

 

 

Mockups – Variações de tamanho de tela.

Mockups variações de tamanho de tela

 

 

Protótipo de alta fidelidade: O fluxo do protótipo de alta fidelidade seguiu o mesmo padrão do protótipo de baixa fidelidade, tendo como alteração a inserção de opção de depoimento, mo pop-up após a efetivação da doação.
Clique para acessar o protótipo

Protótipo de alta fidelidade: O fluxo do protótipo de alta fidelidade seguiu o mesmo padrão do protótipo de baixa fidelidade, tendo como alteração a inserção de opção de depoimento, mo pop-up após a efetivação da doação.

 

 

Considerações de acessibilidade: Títulos com tamanhos e fontes diferentes para facilitar a hierarquia. Textos alternativos ao longo de todo o site. Combinação de cores e letras testadas no  

Considerações de acessibilidade Títulos com tamanhos e fontes diferentes para facilitar a hierarquia Textos alternativos ao longo de todo o site Combinação de cores e letras testadas no https://color.adobe.com/pt/create/color-contrast-analyzer

 

 

Conclusões e Próximos Passos.
Conclusões Próximos passos

 

 

Impacto: As melkhorias foram aprovadas pelos usuários e sentidas até mesmo pelos que não haviam percebido alguns detalhes.
Aprendi que sem os estudos de usabilidade, teria deixado passar alguns pontos importantes.

Conclusões: Impacto: As melhorias foram aprovadas pelos usuários e sentidas até mesmo pelos que não haviam percebido alguns detalhes. O que aprendi: Aprendi que sem os estudos de usabilidade, teria deixar passar alguns pontos importantes.

 

 

Próximos passos: Mais uma atualização do protótipo de alta fidelidade baseada em nova rodada de teste.
Solicitação de pesquisa por usuários desconhecidos.

Próximos passos: Nova atualização do protótipo de alta fidelidade baseada em nova rodada de teste. Testar o site responsivo também com novos usuários.

 

 

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