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Projeto 1

Portfólio

em construção

Capa Prtfólio 1 - App Quanto Mais Melhor

 
 

Visão geral do projeto: Quanto+ Melhor é um app voltado para mulheres ativas no pré e pós menopausa. Mulheres que por terem um dia agitado de trabalho, não têm tempo de frequentar uma academia e nem de contratar um personal trainer. O objetivo é oferecer os serviços mais procurados num mesmo aplicativo para que não seja necessária a instalação de vários aplicativos. Duração: Agosto de 2024 - Atualmente (outubro 20024)
 
 
O problema:  Mulheres ocupadas querem atenção sem floreios. Também querem resolver vários problemas em um só app (exemplo, treinar e aliviar dores). O objetivo:  Projetar o aplicativo com textos curtos, sem floreios e oferecer várias demandas do público alvo.
 
 

 
 
Compreendendo o usuário Pesquisa de usuário Personas Declarações de problemas Mapas de jornada do usuário
 
 
Pesquisa do usuário: resumo: Entrevistei e criei mapas de empatia para entender as usuárias do app.                                 As usuárias eram mulheres entre 51 e 72 anos. Todas em atividade profissional e sem tempo para frequentar uma academia e/ou contratar um personal trainer.              Estas mulheres, além de confirmarem algumas de minhas suposições,                      me mostraram que, como não são de uma “geração tecnológica”, seguem o fluxo de maneiras distintas. Também ficou constatada a necessidade de atender a várias demandas ligadas ao corpo em um só app.
 
 
Pesquisa do usuário: pontos problemáticos : Navegação: Mulheres ocupadas querem navegar de forma rápida, sem o stress de saber se estão tocando no botão certo. Organização: Mulheres em busca de app de atividade física querem acessar várias possibilidades em um só app. Acessibilidade: Mulheres após os 50 anos querem acessar os vídeos em um monitor grande para acompanhar os exercícios sem óculos e/ou escutando o comando da atividade.
 
 
Persona: Mari Santos Declaração de problema: Mari é uma mulher de 61 anos que precisa cuidar de sua saúde física e mental porque após a menopausa, tem uma vida bastante agitada devido ao seu trabalho como arquiteta de interiores.
 
 
Maps de jornada do usuário: A jornada de Mari mostrou o misto de tensão, ansiedade e esperança em encontrar um app que lhe proporcione o melhor pra sua saúde física e mental no fim do dia.
 
 
Iniciando o design Wireframes de papel Wireframes digitais Protótipo baixa fidelidade Estudos de usabilidade
 
 
Wireframes de papel:
 
 
Wireframes digitais : Baseada nas pesquisas com as usuárias, percebi que mostrar os títulos das atividades era mais importante que colocar muitas imagens com o título pequeno. Também alterei o comando de escolha, pois muitas queriam clicar em várias atividades ao mesmo tempo.
 
 
Wireframes digitais Usuárias usam vários acessos, sem padrão. Portanto percebi a necessidade de manter todas as opções de saída, edição, volta à home…
 
 
Protótipo de baixa fidelidade : Primeiro protótipo de baixa fidelidade com simulação de fluxo para que pudesse utilizar no estud de usabilidade.
 
 
Estudo de usabilidade: descobertas Foram realizadas duas rodadas de estudo de usabilidade. Na primeira utilizei protótipo de baixa fidelidade e na segunda utilizei protótipo de alta fidelidade. Percebi que apesar de ter recebido um excelente feedback, ainda tenho melhoras a fazer. Rodada1 Usuárias querem letras grandes Rodada 2: Usuárias não gostam do nível “sedentária” Usuárias querem favoritar seu treino principal Usuárias querem duas opções para aumentar a tela durante a atividade. Usuárias querem chegar rápido ao destino Usuárias querem uma linguagem mais rápida e direta
 
 
Refinando  design Mockups Protótipo de alta fidelidade Acessibilidade
 
 
Mockups No primeiro design, priorizei inserir bastantes imagens para ilustrar e embelezar. Após o estudo, adaptei as imagens a ícones representando as atividades e o título bem grande em forma de botão.
 
 
Mockups Com foco na execução da atividade, alterei o vídeo que no celular fica em modo horizontal para a sequência na tela com a descrição, podendo ser aumentada no próprio celular, além do emparelhamento na TV com opção da legenda.
 
Imagem com principais mockups
 
 
Protótipo de alta fidelidade Imagem com o fluxo
 
 
Considerações de acessibilidade Combinação de cores e letras testadas no https://color.adobe.com/pt/create/color-contrast-analyzer  Utilizei ícones para facilitar a navegação Inserção do alt text para auxiliar quando houver imagens
 
 
Próximos passos Conclusões Proximos passos
 
 
Conclusões Impacto:  O app faz com que as usuárias se sintam respeitadas com relação às suas demanda. Trazendo um colorido leve e uma linguagem informal. “Uau, ficou bem bom agora. Dá pra ler, ver os bonequinhos e adorei a parte da imagem do treino”!” O que aprendi: Aprendi que sem os estudos de usabilidade com as usuárias, ficaria presa ao meu viés e não chegaria perto de atender a quem realmente importa.
 
 
Próximos passos Farei mais uma atualização do protótipo de alta fidelidade baseada na última rodada. Levarei a pesquisa para mais usuárias, que não sejam conhecidas. Solicitarei um teste com uma usuária do público alvo que utilize leitor de tela.

 

 

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